2016

Tema: “Unicamp 50 anos: memórias, experiências e trajetórias profissionais”

A sexta edição do SimTec fez parte da programação do cinquentenário da Unicamp, celebrado com uma série de atividades ao longo de 2016. Entre os dias 26 e 28 de setembro, mais de cinco mil pessoas participaram diariamente de palestras e prestigiaram a exposição de 269 trabalhos. Uma abertura festiva deu boas-vindas ao público no domingo, dia 25, na Praça do Ciclo Básico (CB). “Chefs na Unicamp”, evento adaptado do já tradicional “Chefs na Praça”, realizado anualmente em Campinas, atraiu gente de todas as idades. O sucesso, com menus de restaurantes renomados da cidade a preços acessíveis, fez com que as edições futuras do SimTec incorporassem o evento na programação. Em alusão ao aniversário de 50 anos da Unicamp, Manuel Alves Filho, jornalista da Assessoria de Comunicação (Ascom), lançou o livro “50 Memórias, 50 sabores: a cozinha ancestral de quem ajudou a construir a Unicamp”. A obra, elaborada de forma colaborativa, apresenta receitas de funcionários da instituição, vindas, em sua maioria, das famílias de cada um deles. As atividades culturais do domingo ficaram por conta do forró e da contação de histórias.

A abertura oficial foi pautada no resgate da memória institucional. Em uma iniciativa inédita, uma mesa-redonda especial reuniu os seis reitores vivos que, até então, estiveram à frente da administração da Universidade fundada por Zeferino Vaz. José Tadeu Jorge (gestões 2005-2009 e 2013-2017), Carlos Henrique de Brito Cruz (gestão 2002-2005), Carlos Vogt (gestão 1990-1994), José Martins Filho (gestão 1994-1998), Hermano Tavares (gestão 1998-2002) e Fernando Costa (gestão 2009-2013) relembraram histórias de cinco décadas e refletiram juntos sobre o futuro. A memória da instituição também foi representada por meio das exposições física e virtual “Conheça Nossa História!”, organizadas pelo Arquivo Central/SIARQ-Unicamp. Por meio de breves históricos ilustrados com fotografias, reportagens publicadas em jornais e filmes produzidos ao longo dos anos, a exposição mostrou a formação e um pouco da trajetória de todas as unidades, centros e núcleos de pesquisa.

Entre os palestrantes, estiveram personalidades da própria instituição, como Silvia Brandalise, diretora do Centro Infantil Boldrini, criado, juntamente com professores FCM, com foco no tratamento de câncer infantil. Entre os convidados, também estiveram Leandro Karnal, professor do IFCH; Antônio Faggiani e Orlando Furlan, diretores da DAC (Diretoria Acadêmica); e Olga Rodrigues von Simson, professora da FE, que falou sobre a tradição do samba paulista, em parceria com o Núcleo de Samba Cupinzeiro. Os palestrantes desenvolveram, em suas exposições, o rápido desenvolvimento da Universidade ao longo de seus 50 anos, a difusão do conhecimento e o estímulo da comunidade acadêmica para ações protagonistas em busca de uma sociedade mais ética e solidária.

Em 2016, todos os trabalhos científicos apresentados foram inseridos no Digital Object Identifier (DOI), sistema de identificação de conteúdo de produções acadêmicas no ambiente digital, o qual atribui direitos de propriedade intelectual e confere visibilidade internacional aos trabalhos. Entre as apresentações orais, mais uma novidade instituída a partir do VI SimTec: o “Seu Pôster em 1 minuto”. Cada autor apresentou um brevíssimo resumo de seu pôster para uma plateia que, após 60 segundos, interrompia a exposição com aplausos. O formato, que uniu difusão e um pouco de entretenimento, deu certo e atraiu centenas de participantes.

O público também acompanhou uma emocionante homenagem a funcionários aposentados da instituição que, em diferentes áreas de atuação, deixaram sua marca. Unidades e órgãos indicaram os colaboradores a serem reconhecidos, em uma cerimônia no Centro de Convenções, além da produção de 55 pôsteres biográficos. O talento do Coral Zíper da Boca completou a festividade.